Curso 100% on-line sobre os impactos dos traumas psicológicos em cada
um de nós e na sociedade como um todo.
TÓPICOS DO CURSO
O QUE É TRAUMA?
Nos últimos 30 anos, o conceito de trauma passou por uma verdadeira revolução. Graças aos avanços das neurociências e dos exames de imagem, hoje é possível afirmar com segurança que muitas situações de abuso e negligência do cotidiano --
frequentemente naturalizadas pela sociedade -- podem ser tão traumáticas para a criança e o adolescente quanto as experiências vividas por combatentes de guerra ou vítimas de desastres naturais. Diante disso, resta a pergunta: o que é trauma, afinal?
Nem todos os traumas são iguais. Seus prejuízos e sintomas podem variar imensamente em função da origem e do momento em que o trauma aconteceu -- quanto mais cedo na vida, mais duradouros e difundidos os impactos. Da Psicanálise infantil do final dos anos 1940 aos atuais exames de neuroimagem funcional, vamos explorar a relação entre o Trauma do Apego e os transtornos de estresse pós-traumático.
TIPOS DE TRAUMA
Traumas causam alterações no funcionamento do cérebro e prejuízos expressivos à saúde física e mental. Pessoas com trauma não tratado experimentam uma forma de pensar, sentir e comportar-se deformada pelo trauma, e esta deformação acaba impregnando e dificultando várias áreas da vida.
CÉREBRO & TRAUMA
Quais são os sinais de trauma não-resolvido? De que formas os traumas psicológicos se manifestam em nossa saúde, produtividade, nosso bem-estar físico e emocional, nossos hábitos, dificuldades, reações e relacionamentos? E coletivamente, quais são os prejuízos sentidos pela sociedade?
IMPACTOS
A Psicoeducação tem um papel central na conscientização sobre trauma e sua prevenção. Precisamos ser capazes de identificar os determinantes sociais, comunitários e individuais na raiz dos traumas psicológicos para poder combatê-los de forma coletiva, eficaz e abrangente.
PREVENÇÃO
"CURA"
Quais habilidades são afetadas pelo trauma?
De que forma ele nos limita, molda ou define nossas vidas?
É possível resgatar o que foi perdido para o trauma?
Quais são os caminhos (e descaminhos) ao longo do processo de resgate?
Os riscos de retraumatização em ambientes terapêuticos.