
Kika Salvi | Editora Científica
DO JORNALISMO CIENTÍFICO À PSICOEDUCAÇÃO
Kika tem uma longa trajetória em divulgação científica, dentro e fora do Brasil. Com foco em saúde mental por mais de uma década, escreveu sobre as consequências de longo-prazo do abuso infantil e da negligência para diversos sites e revistas brasileiros. Em 2022, foi co-fundadora do projeto SOFCA (Survivors of Child Abuse & Neglect), que em 2024 se fundiu com a Figueira Psicoeducação & Prevenção de Traumas. Mestre em Comunicação pela University of Westminster (Reino Unido), Kika tem pós-graduação em Neuropsicologia Clínica pela Cognos (Portugal) e diploma em Traumatic Stress Studies pela Trauma Research Foundation (EUA). Responsável pela extensa pesquisa que deu origem ao nosso TESTE DE TRAUMA, Kika também é autora dos textos usados para compor o relatório individualizado. Além de ser a cabeça da Figueira, Kika Salvi dá palestras e produz cursos online para conscientização & prevenção de traumas.
A CRIAÇÃO DE UM MUNDO MAIS SEGURO COMEÇA EM NOSSAS PRÓPRIAS CASAS
Alexandre Valverde | Psiquiatra (CRM 107.660-SP)
TRAUMA & NEURODIVERGÊNCIA
Alê Valverde é médico psiquiatra, neurodivergente (Espectro Autista e AH/SD), escritor, palestrante e comunicador digital – e nosso consultor médico. Graduado em medicina pela UNIFESP em 2002, dedica-se à psiquiatria desde 2004, quando começou sua residência médica na mesma universidade. Atualmente realiza atendimento psiquiátrico e psicoterápico remotamente. É referência em diagnóstico de neurodivergências no Brasil, e um grande colaborador da Figueira na discussão da relação entre neurodivergências e trauma. Alexandre é o olho clínico do nosso conteúdo e uma importante fonte de insights. É também autor do livro “Ruptura, Solidão e Desordem – Ensaio sobre fenomenologia do delírio” (2011, Editora UNIFESP), resultado da pesquisa de dois anos do programa de mestrado em filosofia contemporânea na Sorbonne (França).
CUIDAR DE SI É CUIDAR DE UM MUNDO

Ronald Procópio de Rezende | Programador
DA ENGENHARIA À PROGRAMAÇÃO
Engenheiro de formação, Ronald migrou para a programação, no começo só por curiosidade, até virar uma paixão. Sem ele, o relatório personalizado simplesmente não existiria! Ronald é o autor do código que possibilitou a automação dos resultados e análise individualizada do TESTE DE TRAUMA Figueira. Além disso, é um grande entusiasta do aprendizado contínuo e participa de grupos de estudo em psicologia há mais de 12 anos! Por fim, mas não menos importante, foi o responsável por manter o bom humor e o clima leve a cada problema aparentemente insolúvel que encontramos no caminho. Sem sua insistência, otimismo e determinação, já teríamos desistido. Nosso muitíssimo obrigado a essa doce criatura.
É MARAVILHOSO PODER USAR ALGO TÃO ÁRIDO COMO A PROGRAMAÇÃO PARA CRIAR ALGO TÃO RICO COMO ESSE RELATÓRIO

Embasamento Científico
NOSSAS REFERÊNCIAS
O TESTE DE TRAUMA Figueira é baseado no trabalho dos maiores especialistas mundiais em trauma

Bessel van der Kolk
Certamente um dos nomes mais influentes desse campo, nos últimos quarenta anos Bessel van der Kolk tem estudado como crianças e adultos se adaptam a experiências traumáticas. Autor de O Corpo Guarda as Marcas (Penguin, 2014), van der Kolk se baseou nas últimas descobertas da neurociência e da pesquisa sobre apego para desenvolver uma série de tratamentos para as síndromes de estresse traumático em crianças e adultos. É também fundador e diretor médico do Trauma Research Foundation, em Boston.

Judith Lewis Herman
Judith Lewis é psiquiatra, pesquisadora, professora e autora americana dedicada à compreensão e ao tratamento do incesto e do estresse traumático. Herman é professora de Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Harvard, Diretora do Programa para Vítimas de Violência do Departamento de Psiquiatria da Cambridge Health Alliance , e membro fundadora do Women’s Mental Health Collective. Seu livro Trauma e Recuperação (Pandora, 1992) é pioneiro no debate sobre a relação entre abuso sexual e poder político.

Gabor Maté
Gabor Maté, médico e autor húngaro-canadense, tem experiência em saúde da família e especial interesse em desenvolvimento infantil, trauma e potenciais impactos ao longo da vida na saúde física e mental. Sua abordagem das adições foca nos tipos de trauma sofridos na infância e em como esses traumas afetam a tomada de decisões na vida adulta. Sua teoria enfatiza a conexão entre a saúde mental e corporal. Seus livros abordam temas como TDAH, adição, psicologia do desenvolvimento e estresse. Maté também é colunista do Vancouver Sun e do The Globe and Mail.

Peter Levine
Peter A. Levine é criador da abordagem Somatic Experiencing®, um método de tratamento em seis etapas focado na memória implícita do trauma no corpo. Apoiada na interocepção, sua abordagem naturalista e neurobiológica permite o acesso e a integração dessas memórias, o que leva a estados de maior equilíbrio emocional. Seu método inovou o tradicional modelo de tratamento de trauma baseado unicamente em psicoterapia e/ou medicação psiquiátrica, e ampliou imensamente a compreensão dos efeitos somáticos do trauma.
Pesquisa & Ensino
Instituições dedicadas ao estudo e tratamento de trauma
Nosso trabalho se baseia em pesquisas de ponta publicadas pelos maiores centros especializados do mundo: Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, Anna Freud Centre e UK Trauma Centre, no Reino Unido, National Institute for the Clinical Application of Behavioural Medicine (NICABM – EUA), World Health Organisation – European Region, UNICEF, SAMHSA (Substance Abuse and Mental Health Services Administration – EUA), Department of Health and Human Services (EUA), e pelo Public Health Institute da Liverpool John Moores University (UK). Todos oferecem informações acessíveis sobre desenvolvimento infantil e ferramentas práticas que ajudam a compreender e lidar melhor com as diferentes fases do desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente.