VOCÊ PRECISOU ENCONTRAR FORMAS DE LIDAR SOZINHO COM AS DIFICULDADES DA VIDA MUITO ANTES DE ESTAR PREPARADO PARA ISSO.
Olá!
O teste que você respondeu é um indicador do seu nível de trauma e do impacto que ele pode ter na sua vida. Seus resultados sugerem que você apresenta sintomas graves de trauma psicológico. Isso significa que você enfrentou grandes desafios em diversas áreas da vida e precisa de ajuda para superar traumas não resolvidos. Suas respostas ao teste demonstram que você não teve apoio emocional adequado ou suficiente para superar as experiências potencialmente traumáticas que viveu. Eles também sugerem que é provável que você tenha sofrido diferentes formas de abuso ou negligência ao longo da sua infância ou adolescência. Diante de um cenário de possível escassez de afeto, apoio, proteção, compreensão e aceitação por parte de quem cuidou de você nos períodos mais críticos do seu desenvolvimento, você precisou encontrar formas de lidar sozinho com as dificuldades da vida, muito antes de estar preparado para isso. Assim, as estratégias de enfrentamento e autoproteção que você criou desde cedo, sem o apoio de um adulto acolhedor, certamente o ajudaram a sobreviver aos momentos de desamparo que enfrentou. Mas é pouco provável que sejam saudáveis e eficazes nesta fase da sua vida, e parecem ter um grande impacto no seu equilíbrio emocional, bem-estar e nos seus relacionamentos.
Agentes patogênicos
Vários fatores podem ter contribuído para o desenvolvimento de sintomas graves de trauma – são os chamados agentes patogênicos. Assim como o corpo adoece devido à herança genética, à exposição a vírus, bactérias, poluentes e outras substâncias tóxicas, as experiências de vida também podem conter agentes tóxicos altamente prejudiciais à nossa saúde mental. Ou seja, os agentes patogênicos presentes em nossa história de vida contribuem para o surgimento ou agravamento de problemas psicológicos. Entre eles, podemos destacar o stress crônico na infância ou adolescência, eventos adversos potencialmente traumáticos, alterações químicas no cérebro e abuso de substâncias, entre tantos outros que podem desencadear ou aumentar o risco de uma desregulação duradoura em nosso sistema nervoso e causar intenso sofrimento.
Os impactos destes agentes são influenciados pelo ambiente (especialmente por nossos relacionamentos mais próximos), por nossa herança genética e por nossas características socioeconômicas, emocionais e comportamentais.
Fatores protetores
Porém, assim como os agentes patogênicos ameaçam o nosso desenvolvimento cognitivo e emocional + a nossa saúde física e mental, existem os agentes protetores – são aqueles fatores que funcionam como uma espécie de contrapeso ou amortecedor contra possíveis danos causados por eventos traumáticos. Entre eles, podemos destacar um ambiente familiar seguro e estável, uma boa rede de apoio social, condições financeiras que permitam o acesso à informação,
serviços de saúde mental e tratamentos adequados, nossa herança genética (que pode nos favorecer ou prejudicar desde o nascimento, dependendo das suscetibilidades e sensibilidades herdadas) e resiliência individual (que, por sua vez, depende de fatores de proteção para se desenvolver).
AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA TAMBÉM PODEM CONTER AGENTES TÓXICOS ALTAMENTE PREJUDICIAIS À NOSSA SAÚDE MENTAL
A origem de todos os traumas
Como você pode ver, compreender o papel da complexa interação entre patógenos e fatores protetores que estão na raiz de todos os tipos de trauma é o primeiro passo para fazer um diagnóstico preciso das diversas formas de sofrimento mental. Somente a partir desta compreensão poderemos prevenir os traumas coletivamente, de
modo a tornar o mundo um lugar mais seguro e acolhedor, para melhorar a saúde mental e o bem-estar de todos nós.
PREVENIR TRAUMAS SIGNIFICA TORNAR O MUNDO MAIS ACOLHEDOR E SEGURO PARA TODOS, COMEÇANDO DENTRO DE NOSSAS PRÓPRIAS CASAS.
SEU RELATÓRIO
COMPLETO?
Este é um relatório genérico preparado
a partir dos resultados do seu teste. Gostaria de saber exatamente como você pontuou
em cada categoria avaliada, e como os sinais de trauma afetam a sua vida? Teremos o maior prazer em elaborar um relatório individual detalhado. Por favor preencha este formulário para fazer a solicitação.
QUER SABER MAIS?
Sobre os tipos de trauma e suas consequências ao longo da vida? Sobre famílias disfuncionais, relacionamentos abusivos e prevenção de traumas? E saber qual é o papel da sociedade e de cada um de nós neste tema importantíssimo? Conheça nossos cursos online, workshops, campanhas e palestras em serviços.